Do excelente caderno Link do Estadão da semana passada, saiu este infográfico sobre como se faz um disco de vinil. Discos de vinil, a grande novidade. Sim, disse corretamente, a grande novidade. De volta do passado direto para os dias de hoje, o vinil está voltando com tudo por duas razões bastante diretas.
1. A qualidade do áudio.
Os entusiastas da boa música sempre reclamaram da qualidade do som dos CDs e o que a digitalização havia feito com as sinuosas curvas do áudio analógico. Por melhor que seja a digitalização, sempre há perda de informação e esta informação perdida impacta na qualidade.
2. A função do objeto.
Na medida em que se pode baixar faixas de música ou mesmo álbuns inteiros em questões de minutos na internet, comprar o objeto CD passou a se tornar desinteressante. Capas pequenas, caixinha de plástico, letras minúsculas e sem muita possibilidade de criatividade, ao passo que os LPs sempre foram um prato cheio para os designers de capas.
Logo, estamos chegando a uma nova fase onde ou a pessoa adquire sua música diretamente em formato digital ou, se for um apreciador ou fã do artista, vai provavelmente se ver interessado em ter um objeto mais interessante e com som melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário